
No âmbito da dinamização da comunidade paroquial de Santo António das Antas, o Grupo de Animação e Festa convida todos os paroquianos e amigos a participar no 1o Concurso de Sopas, que se realizará no dia 15 de novembro de 2025, com a intenção de promover um serão diferente, de convívio e partilha entre todos os que se queiram juntar a nós.
Podem inscrever-se no “1º Concurso de Sopas” todos os interessados que queiram partilhar as suas habilidades gastronómicas, com a exceção dos elementos do grupo organizador e júris envolvidos.
Os concorrentes devem respeitar as seguintes normas:
Cada participante concorre sozinho, mas deve, se achar necessário, ter consigo 1 a 2 colaboradores no dia do concurso a fim de ajudar no serviço (recomendável).
A inscrição deve ser feita até dia 3 de novembro de 2025, na secretaria da igreja, num impresso disponível para esse fim onde deve constar o nome do participante, contacto telefónico e breve descrição da sopa proposta a concurso.
Entre as sopas inscritas, serão selecionadas apenas 6 para seguir a concurso. A escolha será tomada pelo grupo que organiza o evento, sendo que serão selecionadas as mais diversificadas. Os concorrentes cujas propostas sejam escolhidas serão contactados (recorrendo ao número de telemóvel registado na folha de inscrição) e informados da decisão.
A confeção da sopa é da inteira responsabilidade dos participantes e deverá acontecer em ambiente domiciliário.
Os ingredientes da sopa, à escolha dos participantes, deverão ser promotores de um padrão de alimentação saudável e sustentável.
A sopa a avaliar deverá ser acondicionada e conservada em condições de segurança alimentar e o concorrente terá de cozinhar e apresentar um mínimo de 5 litros de sopa.
A mesma deve ser transportada em panela própria apropriada para ser aquecida no local antes de ser servida.
O júri degustará todas as sopas em concurso. Estas serão previamente numeradas de 1 a 6, de forma aleatória, pelo grupo organizador, de forma a manter a imparcialidade.
O júri será constituído por:
- um representante do grupo organizador
- um representante da Paróquia
- um cozinheiro/chef
Para além disso, cada pessoa inscrita no evento como “degustador”, irá ter direito a um voto.
Cada elemento do júri procederá à avaliação das sopas numa escala de 0 a 10 tendo por base os seguintes critérios: sabor/paladar, odor, teor em sal, textura e cozedura dos ingredientes (se aplicável).
A classificação final será o resultado da média ponderada dos votos do júri, com arredondamento às décimas, combinado com os votos do público, que serão adicionados posteriormente aos resultados do júri. Os vencedores serão conhecidos no final do evento.
O pódio de vencedores incluirá um primeiro, segundo e terceiro lugares, cada um premiado com, respetivamente, um cabaz de legumes, um livro de receitas e um avental.