na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.
na Igreja. Devem trazer candeia/vela apta para o transporte da Luz até às vossas casas. A iniciativa da “Luz da Paz de Belém” volta este ano a mobilizar os escuteiros, que desejam que este gesto chegue a cada vez mais pessoas. “Para nós, a ‘Luz da Paz do Belém’ é esperança e queremos que essa mensagem também passe para as comunidades. Portanto, esperança, um mundo melhor e, acima de tudo, muita paz para todos”, afirmou Cláudia Xavier, do Corpo Nacional de Escutas. A iniciativa surgiu em 1986 como um programa de beneficência com o nome ‘Luz na Escuridão’, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria e, desde então, todos os anos, uma criança oriunda do norte de Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para o seu país, onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena. A Luz vai ser partilhada a partir deste domingo, numa cerimónia em Aveiro e depois partilhada com todo o país. “Teremos representantes de várias regiões do país e aí a luz será transportada depois para todas as regiões, para quem não possa marcar presença nessa cerimónia”, indica Cláudia Xavier. “A cerimónia não é só do CNE, do Corpo Nacional de Escutas, é de todas as instituições cristãs e nós fazemos questão de que chegue mesmo a todo o lado”, assinala a responsável. Cláudia Xavier dá conta que a “luz chega também a hospitais” e “prisões”, aos lugares afastados que “merecem ser lembrados”: “Todas as pessoas merecem uma palavra de esperança, de paz e de um mundo melhor”. Entre nós, a Luz da Paz de Belém será partilhada no próximo dia 20 de dezembro (sábado), às 15h00, na Igreja Paroquial e depois será entregue em todas as eucaristias desse fim de semana. Quem assim quiser poderá trazer uma candeia para depois levar a Luz para casa.
Na Igreja Paroquial, Festa das crianças e adolescentes da nossa Catequese, sob o tema “Da criação à luz que transforma”. Todos estão convidados.
Eucaristias: dia 24: 17h00; dia 25: 00h00, 11h30 e 19h00.
"Festa de Santo Estêvâo, protomártir, homem cheio de fé e do Espírito Santo, que foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pelos Apóstolos como seus colaboradores no ministério e foi também o primeiro dos discípulos do Senhor a derramar o seu sangue em Jerusalém, onde, enquanto era apedrejado pelos perseguidores, deu testemunho de Cristo Jesus, afirmando que O via sentado na glória à direita do Pai."
"Festa de São João, Apóstolo e Evangelista, filho de Zebedeu, que, juntamente com seu irmão Tiago e com Pedro, foi testemunha da transfiguração e da paixão do Senhor, de quem recebeu, junto à cruz, Maria como mãe. No seu Evangelho e em outros escritos mostra-se como teólogo, que, tendo contemplado a glória do Verbo encarnado, anunciou o que viu com os próprios olhos."
na Catedral
"A Sagração dos Altares menores, em pequenas capelas abertas para as naves laterais, construídas antes do II Concílio Ecuménico do Vaticano, foi realizada no dia 31 de dezembro de 1967, domingo, pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Alberto Cosme do Amaral, futuro Bispo de Leiria-Fátima."
Eucaristias: dia 31: 17h00; dia 1: 10h00; 11h30 e 19h00.
na Igreja
na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.
na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.