INSCRIÇÕES PARA A CATEQUESE
Catequese Jesus
Continuam abertas as inscrições e renovações para a catequese do ano 2023/2024.
A catequese de quinta-feira terá início a 21 de setembro, às 18h30, no Cento Social.
A catequese de domingo inicia no dia 24 de setembro, às 09h45 com a missa na Igreja, seguida de catequese, no Centro Social.

Podem fazer a inscrição/renovação na secretaria paroquial, de segunda a sexta, das 10h30 às 12h00 e das 17h00 às 18h45, ou através do email: geral@paroquia-antas.pt.
Podem aceder às fichas de inscrição / renovação, clicando no botão abaixo.

"Dar voz ao silêncio"

Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa

Relatório final na íntegra

FESTAS DA CATEQUESE
*************************
12 de maio, às 09h45 – Festa da Avé Maria (1º. ano)
19 de maio, às 09h45 – Festa do Pai Nosso (2º. ano)
26 de maio, às 09h30 – Festa da Profissão de Fé (6º. ano)
30 de maio (5ªf), às 10h30 – Festa da Eucaristia (3º. ano)
2 de junho, às 09h30 – Festa da Palavra e do Credo (4º e 5º. anos)
16 de junho, às 09h30 – Festa da Adolescência (7º., 8º e 9º. anos)
Folha Dominical 14 de Abril de 2024
https://www.paroquia-antas.pt/ «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer
e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia»  DOMINGO III DA PÁSCOA ******************************
EVANGELHO Lc 24, 35 - 48
******************************
Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?». Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».  ****************
COMENTÁRIO
****************
Jesus não faz pedidos, não dá ordens, oferece comunhão. Vem e partilha alimentos, olhares, amizade, palavra. Não pede para tomarem o pequeno-almoço por Ele, pede para comerem com Ele. Pede para participar na minha vida e que eu partilhe, participe da sua. São maravilhosos os vários passos desta oferta. O primeiro é um convite: tende paz, olhai-me, tocai-me. Mas onde se pode tocar hoje o Senhor, como se pode experimentá-lo?
Talvez eu toque nele quando Ele me toca, quando me alcança com uma alegria inesperada e humilde, quando rezo ou abro o Evangelho. ***********************************************************
Papa critica diluição da percepção do mal no Ocidente
***********************************************************
O Papa criticou na passada quarta-feira, no Vaticano, a diluição da percepção do mal no Ocidente, convidando a “levar a sério” o desafio de combater as “atrocidades” da humanidade actual: “Basta folhear um livro de história, ou infelizmente até os jornais, para descobrir as atrocidades das quais somos em parte vítimas e em parte protagonistas: guerras, violência, escravidão, opressão dos pobres, feridas nunca curadas que ainda sangram. A virtude da fortaleza faz-nos reagir e gritar um firme ‘não’ a tudo isto”.
O Papa advertiu: “No nosso confortável Ocidente, que diluiu tudo um pouco, que transformou o caminho da perfeição num simples desenvolvimento orgânico, que não precisa de lutas porque tudo parece igual, às vezes sentimos uma saudável nostalgia dos profetas. Mas as pessoas desconfortáveis e visionárias são muito raras. Precisamos de alguém que nos tire do lugar ‘soft’ em que nos instalamos e nos faça repetir resolutamente o nosso ‘não’ ao mal e a tudo o que leva à indiferença”. E acrescentou: “Não ao mal e à indiferença, sim ao caminho que nos faz progredir na vida”.
A intervenção apresentou a terceira das virtudes cardeais, a fortaleza, como a mais “combatente”: «Um cristão sem coragem, que não dedica as suas forças ao bem, que não incomoda ninguém, é um cristão inútil. Pensemos nisto. Jesus não é um Deus diáfano e asséptico, que não conhece as emoções humanas, pelo contrário”.
Francisco convidou a superar o medo com a ajuda do Espírito Santo, para “enfrentar tudo com paciente fortaleza, um problema de cada vez”. E disse ainda: “Em larga medida, a realidade constituída por acontecimentos imponderáveis, e neste mar o nosso barco é por vezes sacudido pelas ondas. A fortaleza torna-nos marinheiros resistentes, que não se assustam nem desanimam”.  (Retirado da Agência Ecclesia) **************************
FESTAS DA CATEQUESE
**************************
12 de maio, às 09h45 – Festa da Avé Maria (1º. ano)
19 de maio, às 09h45 – Festa do Pai Nosso (2º. ano)
26 de maio, às 09h30 – Festa da Profissão de Fé (6º. ano)
30 de maio (5ªf), às 10h30 – Festa da Eucaristia (3º. ano)
2 de junho, às 09h30 – Festa da Palavra e do Credo (4º e 5º. anos)
16 de junho, às 09h30 – Festa da Adolescência (7º., 8º e 9º. anos)  ******************************************
INFORMAÇÕES PARA A COMUNIDADE
******************************************
Este ano, em conjunto com a Paróquia de Baguim do Monte (Gondomar), faremos uma viagem à Ilha de Malta, uma das ilha no mediterrâneo. A viagem será acompanhada pelo Senhor Padre Mário Jorge Ferreira.
Segundo os Atos dos Apóstolos, S. Paulo esteve na ilha e começou a evangelizar aquele que é hoje um dos países com maior percentagem de católicos na Europa.
Será entre os dias 5 e 10 de agosto. Para mais informações, de verão dirigir-se à secretaria paroquial.
Folha Dominical 14 de Abril de 2024https://www.paroquia-antas.pt/«
Folha Dominical 24 de Março de 2024
https://www.paroquia-antas.pt/ Aproxima-se a Semana Santa! Continuamos em Caminho! Este ano com o lema “Este é o dia novo”. Estamos todos convocados para a VIA SACRA, na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 21h00.  Nessa noite, acompanharemos Jesus no seu caminho de cruz, até à Páscoa de Ressurreição.  Cada estação da Via Sacra está marcada pela dor e a alegria, o desânimo e a esperança, a angústia e a emoção. Cada estação é, para nós hoje, fermento de Evangelho e semente pascal. Vem caminhar com Ele. Este ano a Via Sacra terá início em frente ao Colégio das Escravas, às 21h00.  Percurso: Rua Carlos Malheiro Dias, Rua Vasco Lobeira, Rua Jerónimo Mendonça, Rua Prof. Bento de Jesus Caraça, Alameda Eça de Queirós, Praça Francisco Sá Carneiro, Rua de Naulila e termina na Igreja das Antas.  Contamos convosco.
Folha Dominical 24 de Março de 2024https://www.paroquia-antas.pt/A
**************************************************
DOMINGO DE RAMOS E SEMANA SANTA
**************************************************
DOMINGO DE RAMOS
24 |MARÇO – Eucaristias
19h00 de Sábado (vespertina) e
Domingo às 09h45, 11h00, 12h15 e 19h00. Bênção solene dos ramos será na missa das 11h00. Não haverá procissão. Concentração no átrio da igreja às 10h45.
**************************************************DOMINGO DE RAMOS E
ORAÇÃO DE TAIZÉ
22 de março, sexta-feira, às 21h30 «LOUVAI A DEUS por todas as suas criaturas»: foi este o convite que São Francisco de Assis fez com a sua vida, os seus cânticos e os seus gestos. Retomou assim a proposta dos salmos da Bíblia e reproduziu a sensibilidade de Jesus para com as criaturas de seu Pai: «Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles». «Não se vendem cinco pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus». Como deixar de admirar esta ternura de Jesus por todos os seres que nos acompanham no nosso caminho?
No próximo dia 22 de março, sexta-feira, às 21h30, na Igreja, faremos, neste tempo de Quaresma, uma Oração de Taizé. Terá como tema o “Cuidado da Criação”. Louvar a Deus por todas as criaturas e pela casa comum que Deus nos deu. Será animada pelos jovens da nossa Paróquia. Um momento de reflexão, oração, canto e silêncio.
ORAÇÃO DE TAIZÉ22 de março, sexta-feira, às 21h30«LOUVAI A DE
Folha Dominical 17 de Março de 2024
https://www.paroquia-antas.pt/ «Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto»  DOMINGO V DA QUARESMA ******************************
EVANGELHO Jo 12, 20 - 33
******************************
Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome». Veio então do Céu uma voz que dizia: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O». A multidão que estava presente e ouvira dizia ter sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um Anjo que Lhe falou». Disse Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim». Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.  ***************
COMENTÁRIO
***************
O caminho que Jesus aponta a todos é o caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. Este caminho pode parecer, por vezes, um caminho de fracasso, de cruz; pode ser um caminho que nos coloca à margem desses valores que o mundo admira e consagra; pode parecer um caminho de perdedores e de fracos, reservado a quem não tem a coragem de se impor, de vencer a todo o custo, de conquistar o mundo…
No entanto, Jesus garante-nos: a vida plena e definitiva nasce do dom de si mesmo, do serviço simples e humilde prestado aos irmãos (sobretudo aos pequenos e aos pobres), da disponibilidade para nos esquecermos de nós próprios para irmos ao encontro das necessidades dos outros, da capacidade para nos solidarizarmos com os irmãos que sofrem, da coragem com que enfrentamos tudo aquilo que gera sofrimento e morte. ***************************
RENÚNCIA QUARESMAL
***************************
JÁ FEZ O SEU CONTRIBUTO?
Este ano ficou decidido pelo Sr. Bispo que a renúncia quaresmal, ou contributo penitencial, será direcionada para o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição ou Seminário da Sé. O edifício é do século XVI, carece de obras urgentíssimas e é preciso dotá-lo de condições mínimas de habitabilidade para o tornar, efetivamente, o “coração da Diocese”.  **************************************************************
Os mártires são o sinal de que estamos no caminho certo
**************************************************************
O Papa conta "uma história que é um reflexo da Igreja de hoje. É a história de um testemunho de fé pouco conhecido". Recorda o testemunho e a dor de um homem muçulmano que ele conheceu ao visitar um campo de refugiados na ilha grega de Lesbos. A esposa dele era cristã. O homem disse ao Papa: "Os terroristas chegaram ao nosso país, olharam-nos e perguntaram qual era a nossa religião. Viram a minha mulher com o crucifixo e disseram-lhe para o atirar ao chão. Ela não o fez e foi degolada na minha frente". "Histórico", diz o Papa no vídeo.
E acrescenta: “Sei que ele não tinha rancor. Centrava-se no exemplo de amor da sua esposa, um amor a Cristo que a levou a aceitar e ser leal até à morte. Irmãos, irmãs, sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”.
"Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo", acrescenta o Papa, sublinhando como é atual o tema dos cristãos perseguidos e que dão a vida pela sua fé. Retirado da Agência Ecclesia ********************
ORAÇÃO DE TAIZÉ
********************
«LOUVAI A DEUS por todas as suas criaturas»: foi este o convite que São Francisco de Assis fez com a sua vida, os seus cânticos e os seus gestos. Retomou assim a proposta dos salmos da Bíblia e reproduziu a sensibilidade de Jesus para com as criaturas de seu Pai: «Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles». «Não se vendem cinco pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus». Como deixar de admirar esta ternura de Jesus por todos os seres que nos acompanham no nosso caminho?
No próximo dia 22 de março, sexta-feira, às 21h30, na Igreja, faremos, neste tempo de Quaresma, uma Oração de Taizé. Terá como tema o “Cuidado da Criação”. Louvar a Deus por todas as criaturas e pela casa comum que Deus nos deu. Será animada pelos jovens da nossa Paróquia. Um momento de reflexão, oração, canto e silêncio.  ******************************************
INFORMAÇÕES PARA A COMUNIDADE
******************************************
Este ano, em conjunto com a Paróquia de Baguim do Monte (Gondomar), faremos uma viagem à Ilha de Malta, uma das ilha no mediterrâneo. A viagem será acompanhada pelo Senhor Padre Mário Jorge Ferreira.
Segundo os Atos dos Apóstolos, S. Paulo esteve na ilha e começou a evangelizar aquele que é hoje um dos países com maior percentagem de católicos na Europa.
Será entre os dias 5 e 10 de agosto. Para mais informações, de verão dirigir-se à secretaria paroquial. VIA SACRA NA IGREJA - Durante o Tempo de Quaresma, há todas as sextas-feiras uma via-sacra, na Igreja Paroquial, das 18h15 às 19h00. RECONCILIAÇÃO NA QUARESMA - Durante a semana, haverá confissões sempre que solicitado e que haja um sacerdote disponível, para além das terças das 10h30 às 12h00 e quintas das 18h00 às 19h00.  PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA Estão abertas as inscrições para a habitual Peregrinação a Fátima da nossa Paróquia, sob o lema deste ano pastoral: “Juntos por um Caminho novo”, no fim de semana de 6 e 7 de abril. Informações e inscrições na secretaria paroquial. Limite de inscrições até 27 de março. *********************************************
DOMINGO DE RAMOS E SEMANA SANTA
*********************************************
DOMINGO DE RAMOS
24 |MARÇO – Eucaristias
19h00 de Sábado (vespertina) e
Domingo às 09h45, 11h00, 12h15 e 19h00. Bênção solene dos ramos será na missa das 11h00. Não haverá procissão. Concentração no átrio da igreja às 10h45.
Fotos da publicação de Paróquia Santo António das Antas
Folha Dominical 10 de Março de 2024
https://www.paroquia-antas.pt/ «Deus enviou o seu Filho, para que o mundo seja salvo por Ele»  DOMINGO IV DA QUARESMA ****************************
EVANGELHO Jo 3, 14 - 21
****************************
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.  ****************
COMENTÁRIO
****************
”Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho ao mundo”. “Deus amou tanto”, tanto que, em Jesus, Deus (nunca) não nos olha com indiferença; pelo contrário, toma a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós: o seu amor impede-Lhe ficar indiferente perante aquilo que nos acontece.
Mais. Deus não mandou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para o salvar por meio d’Ele. Não obstante, diante de Jesus, ninguém fica indiferente, ou se acolhe ou se rejeita. Sim, entre Deus e o mundo, entre Deus e cada um de nós, não há distância nem vazio. Há um ponto de contacto: o amor. É o caminho pelo qual o Céu entra em mim e eu no Céu, é a ponte sobre a qual se encontram e se abraçam finito e infinito. Então acolhendo o seu amor construímos a salvação, rejeitando o Seu amor construímos a condenação.  *******************
RECONCILIAÇÃO
*******************
No próximo dia 13 de março (quarta-feira), às 16h30, na Igreja, teremos mais uma celebração de reconciliação, com alguns sacerdotes disponíveis para confessar.  ******************************************
INFORMAÇÕES PARA A COMUNIDADE
******************************************
Este ano, em conjunto com a Paróquia de Baguim do Monte (Gondomar), faremos uma viagem à Ilha de Malta, uma das ilha no mediterrâneo. A viagem será acompanhada pelo Senhor Padre Mário Jorge Ferreira.
Segundo os Atos dos Apóstolos, S. Paulo esteve na ilha e começou a evangelizar aquele que é hoje um dos países com maior percentagem de católicos na Europa.
Será entre os dias 5 e 10 de agosto. Para mais informações, de verão dirigir-se à secretaria paroquial. VIA SACRA NA IGREJA - Durante o Tempo de Quaresma, há todas as sextas-feiras uma via-sacra, na Igreja Paroquial, das 18h15 às 19h00. RENÚNCIA QUARESMAL OU CONTRIBUTO PENITENCIAL - Este ano ficou decidido que a renúncia quaresmal será direcionada para o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição ou Seminário da Sé. O edifício é do século XVI, carece de obras urgentíssimas e é preciso dotá-lo de condições mínimas de habitabilidade para o tornar, efetivamente, o “coração da Diocese”.  ORAÇÃO DE TAIZÉ – No dia 22 de março, sexta-feira, às 21h30, na Igreja, faremos, neste tempo de Quaresma, uma Oração de Taizé. Terá como tema o “Cuidado da Criação”. Será animada pelos jovens da nossa Paróquia. Um momento de reflexão, oração, canto e silêncio.  RECONCILIAÇÃO NA QUARESMA - Durante a semana, haverá confissões sempre que solicitado e que haja um sacerdote disponível, para além das terças das 10h30 às 12h00 e quintas das 18h00 às 19h00.  PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA - Estão abertas as inscrições para a habitual Peregrinação a Fátima da nossa Paróquia, sob o lema deste ano pastoral: “Juntos por um Caminho novo”, no fim de semana de 6 e 7 de abril. Informações e inscrições na secretaria paroquial.
Limite de inscrições até 27 de março.
Viagem a Malta Este ano, em conjunto com a Paróquia de Baguim do Monte (Gondomar), faremos uma viagem à Ilha de Malta, uma das ilha no mediterrâneo. A viagem será acompanhada pelo Senhor Padre Mário Jorge Ferreira.
Segundo os Atos dos Apóstolos, S. Paulo esteve na ilha e começou a evangelizar aquele que é hoje um dos países com maior percentagem de católicos na Europa.
Será entre os dias 5 e 10 de agosto. Para mais informações, deverão dirigir-se à secretaria paroquial.
Viagem a MaltaEste ano, em conjunto com a Paróquia de Baguim do Mon
Folha Dominical 03 de Março de 2024
https://www.paroquia-antas.pt/ «Destruí este templo e em três dias o levantarei»  DOMINGO III DA QUARESMA ****************************
EVANGELHO Jo 2, 13 - 25
****************************
Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.  ***************
COMENTÁRIO
***************
“Fizeste da casa de Deus uma casa de comércio!”. Por outras palavras, um mercado. É a acusação de Jesus. E eu interrogo-me: mas qual é a casa de Deus? Este templo lindo onde estamos? Não. A casa mais verdadeira de Deus é a nossa vida. O templo somos nós.
Então, o grito de Jesus passa a ser: não façais da vida um mercado! Não a reduzais às leis da economia e do dinheiro. Por isso não façais da vida um mercado, não a submetais à lei do dinheiro. Nem a outras leis: a lei do mais forte, do mais astuto, do mais violento. Estas leis erradas estão na vida do homem como as ovelhas e os bois no templo de Jerusalém: profanam-na, sujam-na. São para a manada, para o rebanho, mas não para os filhos de Deus na sua liberdade. Devem, por isso, estar fora, fora da casa de Deus que é o homem. ******************
RECONCILIAÇÃO
******************
Teremos este ano duas celebrações comunitárias. Uma será no próximo dia 6 de março (quarta-feira), às 21h30, na Igreja. A outra será no dia 13 de março (quarta-feira), às 16h30, na Igreja.
Durante a semana, haverá confissões sempre que solicitado e que haja um sacerdote disponível, para além das terças das 10h30 às 12h00 e quintas das 18h00 às 19h00.  ************************
POBREZA E EXCLUSÃO
************************
Cáritas Portuguesa lançou um novo estudo sobre pobreza e exclusão social no país, alertando para as 500 mil pessoas que vivem em “privação material e social severa”, bem como as que ficam fora das estatísticas oficiais: “As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal. Como se baseiam em inquéritos junto das famílias, não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais”, alerta o documento intitulado ‘Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas’, enviado à Agência ECCLESIA.
A organização católica alerta que, nos últimos anos, “houve apenas progressos ténues na luta contra a pobreza”, realçando, em particular, a pobreza infantil como “uma clara violação dos direitos humanos fundamentais”, com “um custo social e económico muito elevado”.
“Em Portugal são ainda muitas as famílias marcadas pela pobreza e exclusão social. Esta assume múltiplas facetas e tem uma natureza eminentemente estrutural. Este primeiro relatório anual da Cáritas enfatizou a situação das famílias que acumulam inúmeras privações, de carácter monetário e não monetário”, indicam as conclusões do estudo.
São mais de 500 mil as pessoas que vivem em privação material e social severa em Portugal. De acordo com as estatísticas oficiais, são particularmente afectadas as famílias com mais baixos níveis de escolaridade, com menor participação no mercado de trabalho, as famílias monoparentais, as que incluem pessoas com deficiência, e as famílias imigrantes”.
O documento indica que as maiores taxas de privação material e social severa são registadas nos desempregados (18,4%) e nos outros inactivos (8,2%): “A participação no mercado de trabalho mitiga, mas não elimina a probabilidade de viver numa situação de pobreza. A mesma conclusão é válida para a privação material e social, mesmo na sua variante mais severa”.
Relativamente à educação, entre os indivíduos (com mais de 16 anos) com o ensino superior completo, “apenas 0,7% vivia numa situação de privação material e social severa”, percentagem que sobre 8,8% nos indivíduos com escolaridade até ao 9.º ano.
“No que toca à composição da família, sobressai a maior vulnerabilidade das famílias monoparentais, que registam uma taxa de privação material e social severa de 12,6%”, acrescenta o documento.
A Cáritas Portuguesa considera que a quebra do “ciclo intergeracional de transmissão da pobreza e exclusão social” deve ser “um eixo prioritário das políticas públicas”.
“Em Portugal, estamos ainda longe de criar estruturas de pré-distribuição e políticas de redistribuição comparáveis às melhores práticas a nível europeu”, lamenta a instituição.
Abordando a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-30, a organização católica sustenta que a mesma “requer um impulso adicional, ancorado num maior investimento público e numa colaboração reforçada entre todos os agentes”. A Cáritas Portuguesa considera que a quebra do “ciclo intergeracional de transmissão da pobreza e exclusão social” deve ser “um eixo prioritário das políticas públicas”.
“Em Portugal, estamos ainda longe de criar estruturas de pré-distribuição e políticas de redistribuição comparáveis às melhores práticas a nível europeu”, lamenta a instituição.
Abordando a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-30, a organização católica sustenta que a mesma “requer um impulso adicional, ancorado num maior investimento público e numa colaboração reforçada entre todos os agentes”.
Esta primeira edição do relatório anual sobre a pobreza e exclusão social da Cáritas procurou “fazer uma leitura da realidade centrada nos mais pobres, a partir dos dados oficiais disponíveis”. Os mais vulneráveis entre os vulneráveis não têm voz no debate público e não contam nas estatísticas oficiais da pobreza. A situação das pessoas sem-abrigo ou dos migrantes a viver em situação precária são exemplos paradigmáticos”.
Em relação a 2023, o estudo aponta para o aumento da proporção da população com incapacidade de manter a casa aquecida (+3,3 pontos percentuais), com incapacidade de encontrar amigos/familiares para uma refeição (+1,6 pontos percentuais), com incapacidade para assegurar o pagamento imediato de uma despesa inesperada (+0,6 pontos percentuais) e com incapacidade em gastar semanalmente uma quantia consigo (+0,6 pontos percentuais).
“Apesar do aumento dos rendimentos do conjunto da população, persistem segmentos de grande vulnerabilidade, muitos deles de natureza absoluta”, realça o documento.
O estudo recorda a subida das taxas de juro em 2023, indicando que “o acesso a uma habitação condigna permanece assim um desafio central na promoção da qualidade de vida das famílias em Portugal”.  Cáritas ****************************
PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA
****************************
Estão abertas as inscrições para a habitual Peregrinação a Fátima da nossa Paróquia, sob o lema deste ano pastoral: “Juntos por um Caminho novo”, no fim de semana de 6 e 7 de abril.
Informações e inscrições na secretaria paroquial. Limite de inscrições até 27 de março. ******************************************
INFORMAÇÕES PARA A COMUNIDADE
******************************************
Este ano, em conjunto com a Paróquia de Baguim do Monte (Gondomar), faremos uma viagem à Ilha de Malta, uma das ilha no mediterrâneo. A viagem será acompanhada pelo Senhor Padre Mário Jorge Ferreira.
Segundo os Atos dos Apóstolos, S. Paulo esteve na ilha e começou a evangelizar aquele que é hoje um dos países com maior percentagem de católicos na Europa.
Será entre os dias 5 e 10 de agosto. Para mais informações, deverão dirigir-se à secretaria paroquial. VIA SACRA NA IGREJA - Durante o Tempo de Quaresma, há todas as sextas-feiras uma via-sacra, na Igreja Paroquial, das 18h15 às 19h00. RENÚNCIA QUARESMAL OU CONTRIBUTO PENITENCIAL - Este ano ficou decidido que a renúncia quaresmal será direcionada para o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição ou Seminário da Sé. O edifício é do século XVI, carece de obras urgentíssimas e é preciso dotá-lo de condições mínimas de habitabilidade para o tornar, efetivamente, o “coração da Diocese”.  LEITURA ORANTE DA PALAVRA – Escuta orante da Palavra de Deus, também conhecida pela expressão latina “Lectio divina” - Todas as quartas-feiras, às 10h35, na sala de reuniões da Paróquia (junto à secretaria). Levar a Bíblia ou Novo Testamento.
Fotos da publicação de Paróquia Santo António das Antas
"Servir significa estar disponível, renunciar a viver de acordo com a própria agenda e estar pronto para as surpresas de Deus que não se encaixam em ...
Papa aos diáconos: vivam para servir, falem a "linguagem da proximidade" - Vatican News

Próximos Eventos

  • Semana da Oração pelas Vocações

  • Dia Mundial de Oração pelas Vocações

  • Domingo IV da Páscoa ou Domingo do Bom Pastor

  • Leitura Orante da Palavra, “Lectio divina”

    na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.

  • S. Marcos, Evangelista

  • Domingo V da Páscoa

  • Santa Catarina de Sena, Padroeira da Europa

  • Peregrinação de Acólitos a Fátima

  • Leitura Orante da Palavra, “Lectio divina”

    na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.

  • S. Filipe e S. Tiago, Apóstolos

    Santos Filipe e Tiago, Apóstolos – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos. L 1 1Cor 15, 1-8; Sl 18 A (19), 2-3. 4-5 Ev Jo 14, 6-14 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial.

  • Adoração do Santíssimo Sacramento

    na Igreja

  • Domingo VI da Páscoa

  • Leitura Orante da Palavra, “Lectio divina”

    na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.

  • ASCENSÃO DO SENHOR

  • Festa da Avé Maria (1º ano)

  • Virgem Santa Maria do Rosário de Fátima

  • Lausperene

  • S.Matias, Apóstolo

    Festa de São Matias, Apóstolo, que seguiu o Senhor Jesus desde o baptismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu; por isso, depois da Ascensão do Senhor, foi chamado pelos Apóstolos para ocupar o lugar do traidor Judas, a fim de que, contado entre os Doze, fosse testemunha da ressurreição.

  • Leitura Orante da Palavra, “Lectio divina”

    na sala de reuniões da Secretaria Paroquial, Escuta orante da Palavra de Deus, “Lectio divina”. Levar a Bíblia ou Novo Testamento.

  • Oração de Taizé

    no Seminário de Vilar

Contactos

Igreja das Antas
Rua Santo António das Antas, 15
4200 - 483 PORTO
Telefone: 225021006
Email: geral@paroquia-antas.pt